...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRÊS RAZÕES PARA ORARMOS

E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.
Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação. Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza, e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação. Lucas 22.39-4

Um dos aspectos mais importantes na vida cristã, mas também um dos mais difíceis de se praticar é, sem dúvida, o da oração ou, melhor dizendo, o da comunhão com Deus. As razões para não orar são sempre as mesmas: “Agora não tenho tempo”, “acordei tarde demais e já estou atrasado para orar”, “Estou muito cansado/a”, Não tenho disposição”, Depois... depois... depois eu oro. Às vezes criticamos as atitudes de alguns personagens da Bíblia, mas fazemos a mesma coisa, porém de outro jeito.
O texto de Lucas 22.39-46 relata um dos episódios da história da comunhão entre Jesus e Deus (o Pai), por meio da oração – elo de comunicação com Deus. Esse acontecimento se deu no Monte das Oliveiras. Um monte que Jesus usou muitas vezes para ficar a sós com o Deus e relatar seus sentimentos, a circunstância em que ele estava vivendo e, sobretudo, buscar em Deus a vontade soberana em sua vida e ministério. Jesus tinha várias razões para isso. E tal como Jesus precisamos manter nossa comunhão com Deus mediante a oração. Mas quais seriam as motivações para orarmos. Dentre tantas que poderíamos elencar quero destacar apenas três razões.
A primeira razão para orarmos é...
Oração é uma recomendação do mestre Jesus:
Nos tempos de Jesus a necessidade de orar era muito grande tal era opressão, as lutas e perseguições. A oração era o meio pelo qual Jesus e os discípulos tivessem comunhão com Deus e como resultado dessa comunhão, teria a direção, o ensino e as bênçãos de Deus. Do contrário daquela época, parece que hoje é muito diferente. As pessoas não precisam mais orar. Não há mais lutas, problemas de nenhuma ordem. Aliás, quase ninguém tem mais tempo para isso. A oração ficou em ultima instância. Recorremos a todos os recursos se eles não resolverem, apelamos para a oração. Ela não mais reconhecida como uma recomendação do mestre Jesus.

O texto diz que Jesus fez como de costume. Subiu ao monte da oliveira para orar. E fez uma recomendação aos discípulos: Ficai aqui e orai para que não entreis em tentação, como nos relata o v40. Após essa recomendação Jesus se afasta (tiro de pedra = um pouco mais adiante) dos discípulos se põe de joelhos e ora.
A segunda razão para orarmos é...
Oração é o reconhecimento da necessidade de uma intervenção da vontade de Deus:
Nesta oração Jesus reconhece o estado em que ele estava vivendo e clama ao Pai expressando sua vontade: ...afasta de mim este cálice. Porém, reconhece que a vontade de Deus está acima de tudo e diz: ...todavia seja feita a tua vontade. A vontade de Deus é plena, boa, perfeita e agradável. Vontade essa que pode ser experimentada por aqueles/as que não se conformam com este século, mas o transforma pelo poder renovador da mente. Cf Rm 12.2. A mente aqui é “razão” entender que se eu não tenho como intervir, solucionar, devo confiar nas mãos de quem pode (Deus). Quando Jesus se colocou na condição de submisso à vontade de Deus. A intervenção aconteceu: ...Apareceu um anjo do céu que o confortava (v43). Amados/as não podemos achar que a nossa vontade é o melhor para nós.
Por fim, a terceira razão para orarmos é...

Oração é proteção e escudo contra os ataques do inimigo:
Após Jesus ter orado o v45 diz que ele se levantou da oração para estar com os discípulos e fica decepcionado ao encontrá-los dormindo. ...e achou-os dormindo. 45b
Jesus então os adverte: ...Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. V46. Os discípulos estavam dormindo devido o cansaço. O cansaço, embora natural, é a força contrária, o pólo negativo na batalha. Mas não podemos abaixar a guarda, deixar o escudo e a espada e ser vencidos por ele. Temos que reagir, continuar lutando, por mais que pareça difícil ou até mesmo impossível. Precisamos permanecer orando e vigiando em todo tempo. Devemos orar sempre, sem cessar. Eu sei que talvez esteja difícil e o cansaço já tenha te tomado a ponto de fazê-lo dormir. Mas minha palavra e oração são para que você nesta noite, desperte, levante e clame ao Senhor.

Amados/as talvez as razões para não orarmos apresentadas no início desta mensagem como: “Agora não tenho tempo”, “acordei tarde demais e já estou atrasado para orar”, “Estou muito cansado/a”, Não tenho disposição”, Depois... depois... depois eu oro. Tenha feito parte da sua vida. E o Senhor nos convida a manter sempre viva, a chama da comunicação com ele por meio da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário