...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Porque devemos crescer...

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt 28.19-20
O corpo vivo é composto de células vivas que se multiplicam velozmente. Se elas morrem o corpo morre não podendo mais andar, pegar, falar, ver e ouvir. Ele está morto e os mortos não vivem e não adoram ao Senhor. Por isso cremos numa igreja corpo vivo, composta de células vivas que se multiplicam proporcionando a ele, caminhar, falar, ver o ouvir. Sendo assim, não há como nos conformar com uma igreja estagnada, parada no tempo. Inicia-se e termina o ano com a mesma quantidade de discípulos. Deus nos chamou para crescer e multiplicar. Podemos e devemos fazer isso através da pregação da Palavra de Deus que cura liberta e transforma. Para isso nossos cultos não podem ser meramente um momento, precisa ser algo mais, muito mais que um belo louvor, bela pregação ou estudo bíblico. Isso é muito bom, mas não é tudo. Precisamos de uma igreja que caminha junto, cuja teologia pastoral ande de mãos dadas com a teologia do ministério da adoração, da oração, administração... Em fim, no caminho da missão da igreja. Precisamos rever nossos cultos, seu ambiente, sua liturgia e, principalmente seu propósito. Muitos cultos não terminam mais com o desejo de permanecer... Ele acaba ali ao sair da porta. Esta não é a vontade de Deus! Ele quer mais do nosso tempo. Tempo contínuo, no templo, na rua, em casa, em todo lugar. Uma igreja corpo vivo, com células vivas é assim em todo lugar. Alimenta-se da Palavra de Deus, caminha segundo o Espírito, ouve as instruções do seu Mestre Jesus e ver os perdidos como pessoas que Deus deseja ardentemente alcançar, porém conta comigo e com você. É com essa certeza que não cesso meu labor. Luto constantemente para alcançá-los por maio da Palavra, do louvor e principalmente pela oração. Somente assim poderemos crescer, multiplicar e honrar o nome daquele que nos chamou Cristo o nosso Senhor.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Frutos em todo tempo...

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. João 15.1-2
Gosto de falar de conquista, metas, alvos e de vitória. Todos que me conhece sabem disso. Porém o faço com responsabilidade, pois sei que quando abordo temas como esse, o Espírito Santo produz em meu coração a fé, a esperança e a convicção de uma vida próspera. E só o faço porque creio naquilo que prego, do contrário eu não o faria. Neste texto Jesus enfatiza um dos fatores fundamentais para uma vida cristã de vitória, de conquista e de bênçãos, os frutos. Fruto que embora se assemelhe ao fruto comum (que nos dá o sustento no dia-a-dia), o processo de semeadura, cultivo bem como de colheita difere da produção de uma planta comum. Ou seja, enquanto o processo no plantio de uma lavoura comum o homem, sendo o próprio lavrador, semeia, cuida e colhe. Jesus apresenta no referido texto um novo processo com novos personagens para a semeadura, cultivo e colheita dos frutos. Nesta parábola Jesus apresenta o agricultor, a videira e os ramos. Mas quais são suas funções? Vejamos:
A primeira função a se observar é do...
Agricultor (Deus)
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentoss, fibras, energiaa e etc. O agricultor é aquele que tem a função de cultivar a planta, usando os meios necessários para a mesma produza frutos. Vale lembrar que não estamos falando de um agricultor comum. O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada” ou cultivável. Deus por intermédio do profeta Isaías se refere a Israel com sua vinha deliciosa. E ele disse: eu cuido, eu zelo dela para que ninguém lhe cause nenhum dano, de dia e de noite eu a vigio. Isto significa que se Deus é o agricultor, aquele que cuida, que cultiva a planta pode então, cortar, podar, adubar enfim, fazer o que for necessário para que sua vinha produza frutos. E assim como todo agricultor, ele virá nessa vinha, buscar os frutos que ele espera encontrar após seu labor e dedicação.
Mas além da função do agricultor precisamos observar também a função da...
Videira (Jesus)
O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egitoo e da Ásia Menor, ao mesmo tempo em que a humanidade, instalada em colônias permanentes. Jesus disse: Eu sou a videira... A produção de fruto é a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou aos ramos a produzirem muitos frutos, e advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados. Que fruto espera-se que o ramo cristão produza? Obviamente de qualidade. O fruto deve ser produzido em grande quantidade, com qualidade, e continuamente. E como todo agricultor Deus espera encontrar na sua vinha, ou seja, em nós, frutos dignos que honrem o seu nome. Frutos de arrependimento, amor, misericórdia, unidade, comunhão. Não podemos que frutos como as pocãs, grande por fora com gomos mirrados por dentro, sejam produzidos em nós. Finalmente
Por fim os...
Ramos (discípulos)
Como ramos os discípulos deveriam permanecer em Jesus, o essencial para viver e frutificar. Jesus disse: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5). Para produzir fruto é necessário manter uma ligação ininterrupta, uma relação ativa e constante com Jesus. Os ramos que permanecerem em Cristo produzirão muitos frutos (15:5), porém aqueles que não permanecem serão colhidos e lançados no fogo (15:6). Só permanecemos em Jesus e ele em nós quando guardamos seus mandamentos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (15:10).
Concluindo...
A tônica dessa mensagem é o fruto. Cada fruto tem a época certa para ser produzido, cada um conforme sua espécie. Porém lembremo-nos do momento em que Jesus se aproxima da figueira em busca de frutos. O texto diz que não era tempo de figos e tudo que Jesus encontrou naquela figueira foram apenas folhas. Ele então disse a figueira: nunca nasça fruto de ti. Jesus estava ensinado aos discípulos que aquela não era época da figueira produzir frutos. Mas em relação a eles não havia tempo, estação, dia e nem hora para frutificar. Eles deveriam produzir frutos em todo tempo. Que Deus nos ajude nos encoraje e nos levante como homens e mulheres, ramos ligados na videira que Jesus para produzir frutos que honrem o nome do Senhor.

domingo, 19 de julho de 2009

Desperdício...

Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. João 6.10-12
Na opinião de muitos, o Brasil é campeão mundial do desperdício. São milhares de toneladas de alimentos que, por descaso, apodrecem nos armazéns, tornando-se impróprio para o consumo e, conseqüentemente, são jogados no lixo. No dia a dia das famílias observa-se também que é grande o desperdício de alimentos que muitas vezes estão se deteriorando nas despensas e através das sobras que não se aproveitam pra nada. Mas o desperdício não pode ser considerado apenas como uma perda ou algo que não se aproveita, é também o esbanjamento ou a extravagância nos quais muitos vivem. É considerado quando se vive uma vida dentro de suas próprias diretrizes. Governada por si mesmo, fazendo tudo aquilo que dá na “teia” e que tem vontade. Segundo o IBGE 85% da população brasileira vive endividada. Dívidas que começaram bem pequenas e tomaram proporções gigantescas, a maioria delas por falta ou por uma má administração.
No milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresenta uma importante lição sobre o assunto em pauta. Ao ordenar que as sobras fossem recolhidas, o Mestre dono do ouro e da prata, dá um exemplo maravilhoso para se evitar todo e qualquer desperdício. Para que possamos viver uma vida mais regada da graça de Deus precisamos fazer nossa parte e entender o que significa o desperdício para Deus, para sociedade e para nós.
1. O desperdício é uma afronta ao Deus provedor:
Há muito desperdício de dinheiro, de tempo, oportunidades, de talentos, etc. todo tipo de desperdício é uma afronta ao Deus provedor que tudo nos dá para nosso bem-estar e para um fim proveitoso. Oramos , Deus nos dá, e desperdiçamos.
2. É uma agressão a dignidade humana:
Sabendo que há pessoas que vivem abaixo das condições mínimas exigidas para uma vida digna, não se pode ficar indiferente ou alheio diante da onda de desperdício. O desperdício pode levar a pessoa a ouvir do Mestre as palavras: porque tive fome e não me destes de comer... Um problema sério que envolve o desperdício é que enquanto milhares de pessoas desperdiçam, milhões de pessoas vivem sem acesso às necessidades básicas, na mais extrema pobreza.
3. É um mal que requer tratamento urgente:
Se o desperdício é uma afronta a Deus e uma agressão a dignidade humana, requer tratamento urgente: Boa Administração, mais Solidariedade, mais prática integral do Evangelho, mais conscientização e questionamentos em relação aos gastos e investimentos. Estas são apenas algumas sugestões de uma vasta lista para que o desperdício seja evitado e tenhamos uma vida abençoada por Deus.

Que Deus nos abençõe e nos ensine a cuidar melhor daquilo que Ele tem nos dado.