...

domingo, 19 de julho de 2009

Desperdício...

Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. João 6.10-12
Na opinião de muitos, o Brasil é campeão mundial do desperdício. São milhares de toneladas de alimentos que, por descaso, apodrecem nos armazéns, tornando-se impróprio para o consumo e, conseqüentemente, são jogados no lixo. No dia a dia das famílias observa-se também que é grande o desperdício de alimentos que muitas vezes estão se deteriorando nas despensas e através das sobras que não se aproveitam pra nada. Mas o desperdício não pode ser considerado apenas como uma perda ou algo que não se aproveita, é também o esbanjamento ou a extravagância nos quais muitos vivem. É considerado quando se vive uma vida dentro de suas próprias diretrizes. Governada por si mesmo, fazendo tudo aquilo que dá na “teia” e que tem vontade. Segundo o IBGE 85% da população brasileira vive endividada. Dívidas que começaram bem pequenas e tomaram proporções gigantescas, a maioria delas por falta ou por uma má administração.
No milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresenta uma importante lição sobre o assunto em pauta. Ao ordenar que as sobras fossem recolhidas, o Mestre dono do ouro e da prata, dá um exemplo maravilhoso para se evitar todo e qualquer desperdício. Para que possamos viver uma vida mais regada da graça de Deus precisamos fazer nossa parte e entender o que significa o desperdício para Deus, para sociedade e para nós.
1. O desperdício é uma afronta ao Deus provedor:
Há muito desperdício de dinheiro, de tempo, oportunidades, de talentos, etc. todo tipo de desperdício é uma afronta ao Deus provedor que tudo nos dá para nosso bem-estar e para um fim proveitoso. Oramos , Deus nos dá, e desperdiçamos.
2. É uma agressão a dignidade humana:
Sabendo que há pessoas que vivem abaixo das condições mínimas exigidas para uma vida digna, não se pode ficar indiferente ou alheio diante da onda de desperdício. O desperdício pode levar a pessoa a ouvir do Mestre as palavras: porque tive fome e não me destes de comer... Um problema sério que envolve o desperdício é que enquanto milhares de pessoas desperdiçam, milhões de pessoas vivem sem acesso às necessidades básicas, na mais extrema pobreza.
3. É um mal que requer tratamento urgente:
Se o desperdício é uma afronta a Deus e uma agressão a dignidade humana, requer tratamento urgente: Boa Administração, mais Solidariedade, mais prática integral do Evangelho, mais conscientização e questionamentos em relação aos gastos e investimentos. Estas são apenas algumas sugestões de uma vasta lista para que o desperdício seja evitado e tenhamos uma vida abençoada por Deus.

Que Deus nos abençõe e nos ensine a cuidar melhor daquilo que Ele tem nos dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário