...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vaso de honra...

Que tipo de vaso é você e o que está contido no seu interior?

“... Ora numa grande casa não há somente vasos de ouro ou prata, mas também de madeira e de barro, uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que , se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra”. 2Timóteo 2.21-22
Os hebreus tinham muitos tipos deste objeto. Além do simples vaso de barro, havia outros que variava de preço conforme a qualidade de cada um: barro, ouro, prata, bronze... E ainda hoje há dezenas de variedades de vasos no mercado: porcelana, vidro, cristal, pedras preciosas, acrílico, aço e inox, plástico, teflon, louça e etc. Enquanto para o mercado cada tipo de vaso varia de preço conforme a qualidade do material utilizado nasua fabricação, para Deus não. Para ele o que importa não é o tipo de material que vaso foi fabricado e sim o que está contido no seu interior, pois o conteúdo será exteriorizado e resultará em ações , boas ou más, que glorificará ou não, o nome do Senhor.
O vaso que também significa botija, aparece em várias referências bíblica. Gênesis 24.53 vaso de prata e ouro (Encontro de Rebeca); 2Reis 4.3 Vasos de barros (Eliseu aumenta o azeite da viúva); Salmo 31.12 vaso quebrado (Davi roga a Deus que o livre, nas mãos dos inimigos "sou como vaso quebrado"); Jeremias 18.14 vaso de barro (...nas mãos do oleiro); Jeremias 19.11 A botija quebrada que simboliza a ruína de Jerusalém; Marcos 11.16 vaso de “desonra” (a purificação do templo); Atos 10.11 vaso na visão do centurião Cornélio; Romanos 9.21 vaso de barro (o poder que tem o oleiro, Deus, sobre a massa); 2Coríntios 4.7 vaso e barro (luz de Cristo, o tesouro que temos dentro de nós); 1Tessalonicenses 4.4 vaso como um corpo (santificação e honra); 2Timóteo 2.21 vaso de Honra e de Desonra (variedades que há numa casa); 1Pedro 3.7 vaso mais fraco, sensível (uma advertência aos maridos); Apocalipse 2.27 vasos de barro (a igreja quebrada como vaso), carta a Tiatira.
Nos tempos bíblicos tanto no Antigo como no Novo Testamento, o vaso tinha um significado muito especial para quem o possuía. Em algumas famílias a alegria transbordava nos corações mediante a cura que ocorria pelo conteúdo do vaso, era vaso de azeite usado como medicamento. Em outras casas a satisfação nos rostos dos pais e dos filhos se dava ao encontrar dentro do vaso o sustento para a família. E em outras, porém, a esperança da provisão pairava entre os da casa. Nos dias de hoje embora os vasos não sejam tão utilizados como antes, servem mais para decorar o ambiente com flores, pedras, ou até mesmo como aquário. Deus em sua palavra reconhece como vaso, o ser humano, todos sem exceção, e deseja que estes guardem coisas boas dentro de si. E o que está contido no interior deste vaso é que vai fazer dele um vaso de honra ou de desonra.
Alguns princípios que podem e devem permanecer guardados dentro de nós para que sejamos vasos de honra são os valores da Palavra de Deus: “A tua palavra escondi guardada em meu coração para eu não pecar contra Ti” Sl 119.11; Coisas do alto "Tudo o que é puro, tudo que verdadeiro... Fp4.8; Esperança “espera no Senhor e guarda ...” Sl37.34; “Há esperança para o ferido..."; Alegria “Servi ao Senhor com alegria...” Sl100.25; Paciência “A prova da vossa fé produz paciência....” Tg1.36. Perdão, amor, perseverança... os frutos do Espírito Gl5.25.
Que Deus nos abençõe e no guarde. Derrame sobre nós o Espírito Santo para sermos para Ele vasos de Honra. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário